quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Jogos Vorazes - Hunger Games; Suzanne Collins

Jogos Vorazes by Suzanne Collins
Editora: Rocco (Brasil); Scholastic Press (EUA)
N°de páginas: 400 (Brasil); 384 (EUA)
Gênero: Infanto Juvenil / Young Adult
Nível do ingles: Facil/ Medio

Sinopse:
Ambientado no futuro, onde hoje é a América do Norte, existe Panem. Um país constituído pela Capital e mais 12 distritos ao seu redor. Anteriormente haviam 13 distritos, porém após uma rebelião e para provar sua superioridade a Capital destruiu o último distrito e instituiu os Jogos Vorazes.
Uma forma de castigar a todos, e intimar dizendo que eles ainda tem o poder de controlar você. Cada ano dois jovens entre 12 e 18 anos, são escolhidos para representar o seu distrito em um reality show, onde o único vencedor é aquele que sair vivo.
Katniss, de 16 anos, mora no 12º distrito e se vê obrigada a se “voluntariar” para os Jogos desse ano. Tudo porque no meio de tantos jovens para serem sorteados, sua pequena irmã Prim, de 12 anos é a escolhida. Sem qualquer chance de sobrevivência, ela não poderia deixá-la enfrentar isso tudo. Se oferecendo para ir no seu lugar, Katniss tem como companheiro tributo, Peeta. Um jovem que até um tempo atrás foi o que despertou o instinto de sobrevivência de Katniss, que vive para sobreviver e sustentar sua mãe e irmã, Prim.
Porém, se o 12º distrito for vencedor, só um dos dois poderá estar vivo…

Breve Comentario:
O lívro foi lançado pela Rocco nesse segundo semestre do ano e, para variar, a editora fez pouca propaganda - na minha opnião. Eu tinha ouvido falar do livro pela internet, por blogs dos EUA ou de brasileiros q tinham lido ele em ingles. Ouvi muita coisa boa da série e então comprei toda a série em ingles. Provavelmente voce esta pensando: por que voce foi ler um livro em ingles, se tinha ele em portugues?? É louca??
Não, não sou louca. Estou no meu mais perfeito estado mental. E por isso mesmo que eu não paguei 48 reais pelo livro em portugues e em brochura, mas paguei 38 reais pelo livro em ingles e capa dura. Alem do mais, a estante ia ficar feia com o primeiro livro em portugues e os outros dois da triologia em ingles E eu me recuso a dar lucro para uma editora careira e que nao faz propaganda de serie que merece, quando eu tenho uma opçao melhor.
Ok, chega de jogar conversa fora.  O livro é narrado em primeira pessoa, a Katniss Everdeen de 16 anos. Não tem muito ramance, é mais ação mesmo. Mesmo assim (eu gosto de romance, ora bolas,,,) eu me vi lendo, e lendo, e lendo o livro super curiosa para saber o que acontece em seguida. Jogos Vorazes me surpreendeu do início ao fim - acreditem: isso não acontece com muita frequencia.
Eu diria que, no fim, foi um bom livro, não ótimo, mas bom.

Curiosidades:
Booktrailer - Brasil
Alguns sites sobre a série:

Bjuxxxx - Laís 

Um comentário:

  1. Eu ja ouvi montes de coisas sobre este livro mas acho que nao o vou ler... ainda por cima eu adoro romance. Depois parece que o livro tambem é meio drama e tal, com personagens importantes a morrerem e entao eu ja sei que vou chorar... Enfim, talvez eu até leia...

    ResponderExcluir